Página Inicial

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Opinião - Um Milionário em Lisboa de José Rodrigues dos Santos


Autoria: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Nº de Páginas: 663

Sinopse:

Baseado em acontecimentos verídicos, Um Milionário em Lisboa conclui a espantosa história iniciada em O Homem de Constantinopla e transporta-nos no percurso da vida do arménio que mudou o mundo - confirmando José Rodrigues dos Santos como um dos maiores narradores da literatura contemporânea.
Kaloust Sarkisian completa a arquitectura do negócio mundial do petróleo e torna-se o homem mais rico do século. Dividido entre Paris e Londres, cidades em cujas suítes dos hotéis Ritz mantém em permanência uma beldade núbil, dedica-se à arte e torna-se o maior coleccionador do seu tempo.
Mas o destino interveio.
O horror da matança dos Arménios na Primeira Guerra Mundial e a hecatombe da Segunda Guerra Mundial levam o milionário arménio a procurar um novo sítio para viver. Após semanas a agonizar sobre a escolha que teria de fazer, é o filho quem lhe apresenta a solução:
Lisboa.
O homem mais rico do planeta decide viver no bucólico Portugal. O país agita-se, Salazar questiona-se, o mundo do petróleo espanta-se. E a polícia portuguesa prende-o.

Opinião: 

Este livro é a segunda metade da vida de Caloust Gulbenkian. Esta opinião vai ser pequenina porque é mais do mesmo tirando algumas coisas.
O que mais gostei nesta obra foi a descrição do extermínio do povo arménio. Já sou suspeita porque gosto bastante destes temas.

Mas por vezes as descrições são demasiado carregadas o que me levou a perder o interesse e com vontade de parar por vezes a sua leitura.

Mas para os fãs de história e do JRS esta é uma obra a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário